terça-feira, 22 de novembro de 2011

Bolsa-Formação começa cursos para os primeiros beneficiários

Bolsa-Formação oferece qualificação para estudantes e trabalhadores (Foto: João Bittar)Os primeiros beneficiários do Bolsa-Formação Trabalhador iniciam esta semana cursos de formação inicial e continuada (FIC), de curta duração, entre 160 e 400 horas-aula, nos estados do Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Sergipe e Tocantins. Juntas, as 13 unidades da federação oferecem 21,9 mil vagas em 950 cursos.

Os beneficiários foram selecionados pelas secretarias estaduais de educação, que atuam com a pré-matrícula dos candidatos. Para iniciar a formação, eles tiveram de comparecer à instituição que ofertaria o curso e confirmar a matrícula. A previsão para este ano é de que sejam ofertadas até 40 mil vagas em cursos FIC nas redes estaduais, federal e sistema S.

O processo de pré-matrícula pelos órgãos parceiros (Ministérios e Secretarias Estaduais de Educação, por exemplo) será adotado em todas as modalidades do Bolsa-Formação. A meta para o próximo ano é de ofertar até 500 mil vagas em cursos FIC (Bolsa-Formação Trabalhador) e pelo menos 125 mil em cursos técnicos (Bolsa-Formação Estudante). Já estão pré-matriculados para a oferta de cursos técnicos cerca de 26 mil estudantes.

O estudante ou trabalhador que deseja entender e participar do Bolsa-Formação deve procurar a secretaria estadual de educação, que pré-selecionará os interessados para o curso FIC ou técnico. “Essa seleção ficará a cargo de cada estado, que na sua autonomia, vai selecionar os estudantes de acordo com critérios próprios, como sorteio, prova, análise de indicadores socioeconômicos ou análise de currículo”, explica Patrícia Barcelos, diretora de integração das redes de educação profissional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC.

O Bolsa-Formação é uma das novidades trazidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). Por meio desta política pública, serão oferecidas vagas gratuitas de educação profissional e tecnológica em duas modalidades: Bolsa-Formação Trabalhador, com cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, beneficiários do seguro-desemprego e dos programas de inclusão produtiva do Governo Federal, entre outros; e Bolsa-Formação Estudante, que terá cursos técnicos (de maior duração, pelo menos 800 horas-aula) para estudantes das redes públicas.
Fonte: Portal do MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário