quarta-feira, 9 de novembro de 2011


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA


O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA


  1. Respeitar o processo de alfabetização (aquisição da escrita e da leitura) da criança;
  2. Valorizar as atividades de casa, ressaltando a importância de cumpri-las no prazo estabelecido pelos professores;
  3. Permitir que as crianças desenvolvam as suas atividades de casa de forma autônoma, sem recorrer à cópia ou às respostas prontas;
  4. Possibilitar que as crianças reflitam/pensem no que estão fazendo, deixando que se arrisquem e escrevam, do jeito que conseguem. Depois, escreva ao lado ou abaixo o que elas pretendiam representar.
  5. Estimular a criança em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Quando ela disser que não sabe escrever, insista dizendo: Você ainda não sabe escrever como os adultos, mas está aprendendo. Faça agora do seu jeito, que depois eu escrevo ao lado/abaixo.
  6. Responder ao que elas nos perguntam, quando insistem para escrever ortograficamente. Por exemplo, se perguntam como é o “CA”, diga que se escreve com um “C” e um “A”. Outra possibilidade é recorrer a uma palavra que comece com o mesmo som, fazendo, portanto, uma referência associativa.
  7. Ler de maneira natural, sem soletrar ou numa velocidade depressa demais. É interessante apontar com o dedo a parte do texto lida, para que a criança acompanhe, criando e entendendo, assim, as estratégias de leitura.
  8. Estabelecer uma rotina diária para a realização das atividades escolares. Determine um horário fixo para sentar junto da criança, ajudando-a na tarefa de casa, na leitura das histórias ou ao brincar com jogos.
  9. Auxiliar na coleta de materiais para as pesquisas, orientando sobre as formas de busca, as fontes e a seleção do material final. É importante que analisem juntos o material que será enviado à escola, para que a criança saiba o que estará levando.
  10. Lembrar de olhar e organizar a mochila e a lancheira da criança diariamente, tomando consciência dos avisos, das atividades de casa e dos objetos trazidos pela criança.
  11. Trazer a criança para as aulas, no horário combinado pela escola, para que a criança não se constranja por chegar atrasada ou por interromper as atividades que estão em andamento na sala.
  12. Evitar que a criança falte às aulas por qualquer motivo. Ausências constantes implicarão numa defasagem na aprendizagem da criança, em relação aos conhecimentos da turma.
  13. Procurar a escola, em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimento de alguma questão, bem como nas reuniões de pais e mestres.

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