quinta-feira, 3 de novembro de 2011


INCLUSÃO 
É aplausível a edição da Revista Nova Escola do mês de agosto deste ano sobre o tema inclusão nas escolas. Essa abordagem tem se tornado mais frequente devido à necessidade, que a escola vem apresentando com esse novo aluno que está sendo inserido na educação escolar. À medida que os avanços em relação a educação inclusiva estão em desenvolvimento os professores simultaneamente percorrem o mesmo caminho. O que é perceptível ainda é a ineficiência na formação desses profissionais envolvidos com essas crianças, na qual evidencia uma preparação voltada para o campo educativo de alunos com necessidades especiais. Algo que deve ser debatido nesse contexto é a estrutura das escolas que atendem essa demanda, a escola que leciono na Educação Infantil dispõe de boa parte dos ambientes favoráveis a inclusão de deficientes físicos, entretanto necessita ainda de reformulações no projeto. O trabalho com esse público na sociedade atual é uma exigência registrada em Lei Federal, então por que nossas escolas, a nível nacional, ainda passam por dificuldades ao receber essas crianças com necessidades especiais? Apesar das dificuldades encontradas pelo professor diante de uma criança com necessidades educacionais especiais é imprescindível no processo educativo incluí-las em diversos segmentos. Pois elas são capazes! A deficiência não é desculpa para excluí-la do grupo de alunos, pelo contrário, o profissional em parceria com a instituição tem o dever de envolver e respeitar as particularidades de cada indivíduo. É difícil, mas se todos derem as mãos e tomarem consciência da nova realidade social poderemos em breve galgar, sim, de uma educação qualitativa e inclusiva.
Paulo Henrique Silva de Araújo

Um comentário:

  1. Olá Paulo Henrique! vi você entre os seguidores do meu blog, e, desde já te saúdo bem-vindo.Ah!também estou seguindo o seu blog e passarei a ser um leitor de suas ricas postagens, boa sorte nos seus estudos e no seu trabalho.

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