quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Espaços e Ambientes: Mediadores da Aprendizagem
Os espaços e ambientes são elementos indispensáveis para a organização da sala do professor, e essencialmente, da educação infantil. É importante falar sobre essa temática, pois é relevante destacar como um subsídio, favorecendo uma amplitude maior das aprendizagens.
Esse diálogo tem como ideia principal permear a mudança notada em salas de aulas, propor a organização dos espaços e ambientes com intencionalidade pedagógica. Por exemplo, ao montar um ambiente de leitura, expor uma diversidade de material gráfico, imagens, rótulos, embalagens, textos diversos e dentre outros materiais. Que esse espaço torne-se propicio para leitura, assim como mediador de múltiplas aprendizagens.
Para ser um parceiro pedagógico promotor de desenvolvimento e aprendizagens, a organização do espaço deve, em primeiro lugar, atender as necessidades das crianças e constituir-se em um espaço de desafios, descobertas e possibilidades de a criança estabelecer muitas e variadas relações.
Mas você professor deve está se perguntando como organizar? Parece tão distante da nossa realidade, mas podemos ser criativos e favorecer esse espaço com materiais presentes em nossas casas, das crianças e da escola. O cantinho da leitura pode facilmente ser constituído por materiais que são encontrados, onde muitas vezes são jogados fora.
Vamos mudar?
Eu posso, você pode, nós podemos fazer a diferença!
Paulo Henrique Silva de Araújo
Bento Fernandes, RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário