terça-feira, 20 de setembro de 2011

ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS
A alfabetização tem tido lugar de destaque nas discussões em eventos que abordam esse tema. E o ato como alfabetizar tem gerado confusões para os alfabetizadores, muitos deles ainda não estão preparados para atuar e compreender como se dar esse processo de desenvolvimento tanto da linguagem escrita quanto oral. Os profissionais envolvidos devem tomar conhecimento das formas e funções que a linguagem exerce sobre as pessoas, e as crianças como protagonistas do ato pedagógico devem ter consciência da importância do uso da linguagem no cotidiano.
Neste contexto gostaria de citar três parâmetros essenciais na Alfabetização e Linguística: a fala, a escrita e a leitura.
Deixar as crianças escreverem textos espontâneos é de fundamental importância para que façam corretamente a passagem da fala para a escrita e da escrita para a ortografia. Dessa forma elas verão como a fala e a escrita funcionam.
As crianças vivem em contato com vários tipos de escrita: os logotipos, as placas de trânsito, rótulos e cartazes, além dos textos de revistas, jornais, televisão etc. Todas essas informações e vivências devem ser aproveitadas pelo professor para, juntamente com os alunos, refletir sobre as possibilidades da escrita.
A maioria das escolas, porém, não permite que a criança faça o seu aprendizado da escrita como fez o da fala. Ela não tem liberdade para tentar, perguntar, errar, comparar, corrigir; tudo deve ser feito “certinho”, desde o primeiro dia de aula.
“A leitura é uma herança maior do que qualquer diploma”
Os primeiros contatos das crianças com a leitura ocorrem desse modo. Os adultos lêem histórias para elas. Ouvir histórias é uma forma de ler. A diferença entre ouvir a leitura está em que a fala é produzida espontaneamente, ao passo que a leitura é baseada num texto escrito, que tem características próprias diferentes da fala espontânea.
É um fato facilmente observável o de que as pessoas aprendem a ler com facilidade e perfeição, mas o próprio ato de aprender a ler constitui uma tarefa muito difícil e delicada.

Síntese do livro “ALFABETIZAÇÃO E LINGUÍSTICA” de Luiz Carlos Cagliari.

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