quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Rede federal completa 102 anos vivendo processo de expansão



Nesta sexta-feira, 23, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completa 102 anos de criação. As escolas da rede, que passaram por diversas mudanças de nomenclatura e reordenamento ao longo dos anos, tiveram importante papel na história da educação profissional brasileira.

A mais recente mudança ocorreu em dezembro de 2008, quando foram criados 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, presentes em todas as unidades da federação. Atualmente, integram a rede federal, além dos institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e escolas técnicas vinculadas a universidades.

Nos últimos oito anos a rede federal de educação profissional também passou por um processo de expansão, no qual foi investido mais de R$ 1 bilhão. De 140 escolas técnicas federais (antiga denominação dos câmpus de institutos federais e unidades de cefets) e cerca de 160 mil matrículas em 2002, a Rede conta hoje com 405 unidades em funcionamento e registra mais de 420 mil brasileiros matriculados.

Em agosto, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a terceira fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, que ganhará 208 novos câmpus até o final de 2014, passando a 562 unidades, com capacidade para 600 mil matrículas.


Fonte: Portal do MEC.
Acesso em 28 de Setembro de 2011, às 12:14.


Nenhum comentário:

Postar um comentário