quarta-feira, 28 de setembro de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA

11 % dos professores da Educação Infantil não têm magistério nem curso superior (apesar de a lei exigir esse grau de formação para lecionar).

Fonte Sinopse do Professor 2009

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, e a universalização da pré-escola e ampliar o atendimento às creches são as principais tarefas para esta década. Segundo o IPEA com dados PNAD 2009, a taxa de freqüência na Educação Infantil na pré-escola era de 81,3%, enquanto, a creche era de 18,4%. É perceptível a grande necessidade da ampliação das creches, mas vale ressaltar também a formação continuada para os professores em exercício na EI.

Em minhas observações percebo a despreparação que alguns profissionais têm em sala de aula, mas a Secretaria faz sua parte, o governo federal também tem investido frequentemente na formação, as nossas escolas têm sido beneficiadas com coleções de livros sobre as áreas de conhecimentos, e mesmo assim alguns resistem em continuar utilizando métodos tradicionais, e não buscam se atualizar. É lamentável para a educação, mas temos que continuar investindo em nossos professores, da mesma forma que não podemos desistir de nossos alunos, os professores também não podem ser esquecidos.

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