terça-feira, 20 de setembro de 2011

PROJETO

PROJETO: MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

O QUE ELAS QUEREM SABER SOBRE O ASSUNTO?

·         Quem inventou os meios de comunicação?

·         Do que é constituído?

·         Onde é fabricado?

·         Quem fabrica?

PROBLEMÁTICA:

      Hoje no mundo globalizado em que estamos à comunicação é essencial para a circulação mais rápida de informações. Mas ainda temos um conhecimento superficial a respeito do processo histórico que acarretou nas mudanças no uso dos meios de comunicação pela população desde local até a mundial, então baseado nesse pressuposto o trabalho englobará em como as crianças estão sendo afetadas positivamente e negativamente pela veiculação dessas informações no cotidiano. Afinal essa globalização reflete de diversas formas em nossas vidas, sendo estes instrumentos importantes para qualquer sociedade, mas é crucial no processo de ensino e aprendizagem conscientizar as crianças sobre como garantir a segurança das informações transmitidas a todo o momento.

JUSTIFICATIVA:

      O trabalho com a Educação Infantil tem me instigado cada vez mais pela observação frequente do que se trabalhar com as crianças, ou seja, de acordo com suas próprias necessidades. Nessa linha de pensamento notei o interesse por informações veiculadas nos livros,  jornais e novelas, no qual sempre utilizamos os livros e jornais  como recurso didático, assim como observo os relatos críticos sobre programas de novelas. Seria uma oportunidade de estimular a opinião crítica sobre as informações transmitidas a todo o momento pelos meios de comunicação. Assim, o papel do Professor, Escola e Família se voltariam à importância de nos preocuparmos em formar cidadãos capazes de se comunicar bem (falando e ouvindo, escrevendo e lendo) e que sejam críticos em relação às mensagens recebidas e enviadas.

OBJETIVO GERAL:

      Refletir sobre a analogia pertinente dos meios de comunicação com a prática da cidadania, instigando na criança a análise das ferramentas inerentes à informação, sendo elas a política, a educação e a cultura. Onde o trabalho fornecerá subsídios para o aprimoramento da cidadania.





OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Fornecer subsídios para que o aluno possa aperfeiçoar sua criatividade, autonomia e articulação de idéias;

·         Utilizar a linguagem oral para representar e expressar a realidade e registrar as informações e conhecimentos inerentes ao tema;

·         Estimular a oralidade por meios de debates e da expressão de idéias, pensamentos e opiniões sobre os trabalhos que serão abordados em sala de aula.



METODOLOGIA:

       Aula expositivo-dialogada; Instigar a pesquisa em casa sobre os meios de comunicação que são utilizados no cotidiano das crianças; Oficina com sucata; Textos informativos; Produções de materiais que viabilizam a comunicação; Oficina de artes visuais; Produção de vídeos; Comunicação verbal e não-verbal (rótulos e embalagens); Criação do correio em sala de aula; Mural para expor o trabalho das crianças; A arte e a circulação de idéias; Analisar criticamente as informações veiculadas em livros, jornais, revistas, televisão, cinema e propagandas. Abordar a música como forma de comunicação; Trazer a comunicação informatizada, assim como estabelecendo um contato; Entrevistas; Conhecer a Língua Brasileira de Sinais utilizada pelos surdos, dando relevância como um meio de comunicação; Trabalhos individuais, em grupos e coletivos;

RECURSO DIDÁTICO:

       Papel sulfite, lápis, coleção de madeira, giz de cera, hidrocor, papel camuça, laminado, madeira e crepom, cartolina, piloto, tinta guache, pincel atômico, not book, aparelho de som, CDs, vídeos, papelão, latas, caixas de sapato, cola branca e de isopor, livros, jornais, revistas, tesouras, computador, celular, telefone, barbante, tnt, Eva, mapas, obras de artes, violão.  

AVALIAÇÃO:

       A avaliação será realizada pelo professor, onde irá refletir sobre o andamento do Projeto, e as crianças se auto-avaliaram no processo em que estão integradas. A cada etapa do Projeto teremos um momento para registrar os avanços e dificuldades encontrados pelo grupo, analisando os métodos empreendidos no decorrer e de que forma foram apreendidos os conhecimentos. Nesse registro serão relevantes a opinião ou sugestão de que estratégicas poderiam ser utilizadas para enriquecer a aula. Bem como considerar se o tempo previsto para as atividades foram suficientes para a conclusão do trabalho.



CULMINÂNCIA:

       Mostra dos trabalhos por meio do produto final alcançado; fotografias do desempenho nas atividades sejam elas dificuldades ou avanços encontrados pelo grupo de crianças.

FONTES DE PESQUISAS:

PROFESSOR, dia a dia do. Datas comemorativas, projetos e murais. Editora FAPI. Gerusa Rodrigues Pinto e Frances Rodrigues Pinto. Novembro de 2008- volume 2.

INTERAGINDO, Coleção. PNDL 2007. Editora do Brasil.

PROINFANTIL, Coleção. Módulo IV, Unidade 7-Volume 1. Elza Yasuko Passini, Maria Aparecida Junqueira Veiga Gaeta e Selva Guimarães Fonseca. Brasília 2006.

PROINFANTIL, Coleção. Módulo III, Unidade 3-Volume 2. Karina Rizek Lopes, Rose Pereira Mendes e Vitória Líbia Barreto de Faria. Brasília 2006.

ESCOLA, Nova- Alfabetização. Edição Comemorativa 25 ANOS. Ano XXVI-N° 239, Janeiro/Fevereiro 2011.     

ESCOLA, Nova- Como trabalhar com projetos. Ano XXVI- N° 241, Abril 2011.


Acesso em 10 de Julho de 2011.


Acesso em 10 de Julho de 2011.

HOJE, Ciência. Revista de divulgação científica para crianças. Ano 24/ N° 224, junho de 2011.








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