terça-feira, 20 de setembro de 2011

REFLEXÃO

VAMOS REFLETIR JUNTOS?

A leitura é um ato de prazer e satisfação para o receptor da leitura, bem como propicia conhecimentos novos. Mas infelizmente nossos alunos ainda não são estimulados a essa prática, mas vale ressaltar que a família também assume um papel essencial na disposição contínua do material gráfico.

O problema é sério? Sim.

Mas o professor que papel ele tem nesse processo?

São muitos questionamentos a respeito das responsabilidades que cabe a cada um (escola, família e professor), no entanto é perceptível que mudanças ocorreram no âmbito educacional, mas a muita coisa a ser formulada e reformulada.

Mas o próprio professor deve está ciente de seu papel em sala de aula, propondo novas metodologias que viabilizam o aprendizado da criança. E quando ele perceber possibilidades não ficar só no papel, mas que ele possa tornar realidade um sonho. É importante lembrar também a prática da auto-avaliação, porque isto requer da escrita a maneira de registrar os avanços e dificuldades tanto do aluno quanto do professor.

Em minhas observações noto que grande parte dos professores não mantém um contato freqüente com a leitura, ele direciona sua prática pedagógica por técnicas de ensino que facilitam a vida e o trabalho do profissional, onde o aluno é condicionado a realizar treinos ortográficos, e que só inviabilizam o aprendizado e o pleno desenvolvimento da escrita.

E ai professor como vamos reverter o caminho inverso que a educação tem tomado?


Nenhum comentário:

Postar um comentário