domingo, 23 de outubro de 2011

GESTÃO DEMOCRÁTICA
A Gestão Democrática vem ganhando força mediante os desafios que a educação vem sofrendo permanentemente. Para muitos quando se ver na prática “Gestão” se tem a ideia de política, e democrática estando vinculada a igualdade de direitos.
A escola democrática deve realizar um trabalho com toda equipe pedagógica, crianças, funcionários e comunidade, devendo pensar a melhor forma de atender às necessidades de todos os que estão envolvidos na escola. Como fim o benefício dos interesses de todos os cidadãos.
O novo modelo de gestão escolar propõe a construção de instituições autônomas com capacidade de tomar decisões, elaborarem projetos institucionais vinculados às necessidades e aos interesses de sua comunidade, administrar de forma adequada os recursos materiais e escolher as estratégias que lhe permitam chegar aos resultados desejados, que em seguida serão avaliados.
“Para promover uma educação de qualidade com equidade, ela depende da política educativa”
(Nora Krawczyk, 1999)
A ação política democratizante no interior da escola ocorre pela transformação das práticas sociais que se desenvolvem em seu interior, tendo em vista a necessidade de se ampliar os espaços de participação, de se ampliar os debates, respeitando-se as diferenças de interesses e ideais entre os diversos sujeitos e grupos em interação, e criando condições para uma participação autônoma dos diversos segmentos, viabilizando neste processo, a homogeneização das forças entre eles. Em outras palavras, para que haja democracia na escola, é necessário que as pessoas se conscientizem de que uma instituição não deve ser um espaço para o exercício de poder, mas sim um lugar onde as pessoas se unem em torno de objetivos comuns.
“A equidade pode definir uma gestão democrática nas instituições de ensino, sendo esta construída no dia a dia.”
Paulo Henrique Silva de Araújo.
Bento Fernandes, 23 de outubro de 2011.
DEMOCRATIC MANAGEMENT

The Democratic Administration has been gaining strength through the challenges that education is suffering permanently. For many when they see in practice "management" has the idea of ​​politics, and being linked to democratic equality.

The democratic school must perform all work with a teaching staff, children, employees and community, and think the best way to meet the needs of all those involved in school. How to end the benefit of the interests of all citizens.

The new model of school management is proposing to build autonomous institutions with the capacity to make decisions, develop institutional projects linked to the needs and interests of their community, the proper management of material resources and choose the strategies that allow you to get the desired results, which then will be evaluated.

"To promote a quality education with equity, it depends on the education policy"

(Nora Krawczyk, 1999)

The democratizing political action within the school is the transformation of social practices that develop within, in view of the need to broaden the areas of participation, to broaden the discussion, respecting the differences between interests and ideals the various individuals and groups in interaction, and creating conditions for an autonomous participation of diverse segments, enabling this process, the homogenization of the forces between them. In other words, for democracy in school, it is necessary that people become aware that an institution should not be a space for the exercise of power, but a place where people come together around common goals.

"Equity can define a democratic management in educational institutions, which is built on a daily basis."

Paulo Henrique Silva de Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário