segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ELABORAÇÃO DE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Hoje 24 de outubro de 2011 ocorreu o segundo encontro pedagógico, foram iniciadas algumas discussões inerentes ao processo de ensino e aprendizagem que norteiam a elaboração do PPP (Projeto Político Pedagógico). O primeiro passo tomado pela então Coordenadora de Educação Infantil do município de Bento Fernandes, Sônia Inácio de Oliveira, ela mediou o debate sobre a construção do diagnóstico das escolas que oferecem turmas de Educação Infantil com atendimento de 0 a 5 anos. Utilizou como metodologia à divisão de grupos de estudos, estes abordaram diferentes contextos onde expuseram a realidade sociocultural de cada escola.
A elaboração da proposta pedagógica de uma instituição educativa não é uma atividade que se faz sozinho. As reflexões individuais têm que se juntar numa discussão coletiva, envolvendo os demais profissionais da escola, as crianças e as famílias, na busca de uma unidade e de organização e sistematização do trabalho da instituição num todo intencional e coerente. Mediante isto nos próximos encontros os pais serão atores essenciais nas discussões.
É aplausível a iniciativa da Coordenadora em implantar nas escolas o PPP, pois muitos municípios brasileiros ainda não criaram esse documento que é na realidade a identidade de uma instituição.
Esse trabalho de discussão e de sistematização pode durar o tempo que for necessário. O mais importante é que, mesmo depois de termos um documento em nossas escolas sistematizado, esse é um trabalho que nunca acaba: sempre é revisto avaliado e modificado. Acompanhando o desenvolvimento do mundo, da educação, das instituições educativas e das pessoas que nelas atuam, os (as) professores (as) vão crescendo e se transformando em função dos novos desafios que constantemente são colocados em prática.
“Não há projeto sem opções. As minhas
passam pela valorização das pessoas e dos
grupos que têm lutado pela inovação no
interior das escolas e do sistema educativo.”
Antônio Nóvoa

Paulo Henrique Silva de Araújo.
Formação continuada pela UFRN (PROINFANTIL) e UFPE (CEEL) e graduando História pela UERN.









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