terça-feira, 11 de outubro de 2011

História Cultural e Arqueológica


Dia 09 de Outubro do ano corrente a turma do 2º Período de História do Pólo de João Câmara, se deslocou para a cidade de Sítio Novo/RN para a realização de uma aula de campo da disciplina de Arqueologia, ministrada pelo professor João Araújo, no entanto por motivos maiores ele ficou impossibilitado de acompanhar o grupo. Mas o Mestre em Arqueologia Valdecir Souza nos acompanhou na aula.

A primeira parada foi à visitação ao Castelo Zé dos Montes, localizada na serra dos tapuios, município de Sítio Novo. A construção iniciou em 1984, para erguer foram contratados cerca de 100 homens e o próprio Zé dos Montes colaborou para edificação do castelo, os materiais utilizados foram da própria região. Vale ressaltar que o castelo ainda está em construção. O castelo é grandioso, e considero um patrimônio histórico-cultural para a cidade de Sítio Novo e do RN. Mas para a continuação do projeto é necessário haver um investimento por parte da Prefeitura Municipal de Sítio Novo, pois o local tem recebido cada vez mais turistas interessados em conhecer a história da cidade e também do idealizador dessa construção grandiosa.

O acesso ao castelo Zé dos Montes recebeu a pavimentação de boa parte do percurso, mas ainda é perceptível a necessidade de ampliar a pavimentação, bem como investir no projeto de viabilização e acessibilidade ao local. Organizando de forma atrativa. E a finalização da construção do castelo é um componente essencial para a implantação de novas melhorias para o ponto turístico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário