terça-feira, 25 de outubro de 2011


FORMAÇÃO CONTINUADA

A formação continuada é um processo que privilegia a construção de conhecimento do (a) professor (a); incentiva o contato com discussões de cunho teórico que tenham relação com as questões práticas do dia a dia com as crianças, proporciona a ampliação do contato com a cultura chamada erudita, por meio do cinema, teatro, literatura, assim como fomenta as manifestações de caráter popular possam falar mais perto às questões cotidianas da vida do (a) professor (a).
O (a) professor (a) não deve ser mero (a) executor (a) de funções previamente estabelecidas, pelo contrário, deve ser alguém que pensa a sociedade em que vive, tem opinião própria e é capaz de ser mediador (a) na formação dos alunos (a) com as quais trabalha. Essa formação voltada para a docência exige do (a) professor (a) não apenas conhecimentos, adquiridos ao longo de sua formação para o magistério, mas que esses conhecimentos sejam reavaliados, discutidos e acrescentados aos saberes necessários ao desenvolvimento da proposta pedagógica da instituição onde trabalha. Por isso a formação continuada tem uma importância muito grande na qualidade do trabalho do (a) professor (a).
Paulo Henrique Silva de Araújo.
Formação continuada pela UFRN (PROINFANTIL) e UFPE (CEEL) e graduando História pela UERN.

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