segunda-feira, 31 de outubro de 2011

GESTÃO DEMOCRÁTICA

A Gestão Democrática vem ganhando força mediante os desafios que a educação vem sofrendo permanentemente. Para muitos quando se ver na prática “Gestão” se tem a ideia de política, e democrática estando vinculada a igualdade de direitos.

A escola democrática deve realizar um trabalho com toda equipe pedagógica, crianças, funcionários e comunidade, devendo pensar a melhor forma de atender às necessidades de todos os que estão envolvidos na escola. Como fim o benefício dos interesses de todos os cidadãos.

O novo modelo de gestão escolar propõe a construção de instituições autônomas com capacidade de tomar decisões, elaborarem projetos institucionais vinculados às necessidades e aos interesses de sua comunidade, administrar de forma adequada os recursos materiais e escolher as estratégias que lhe permitam chegar aos resultados desejados, que em seguida serão avaliados.

“Para promover uma educação de qualidade com equidade, ela depende da política educativa”

(Nora Krawczyk, 1999)

A ação política democratizante no interior da escola ocorre pela transformação das práticas sociais que se desenvolvem em seu interior, tendo em vista a necessidade de se ampliar os espaços de participação, de se ampliar os debates, respeitando-se as diferenças de interesses e ideais entre os diversos sujeitos e grupos em interação, e criando condições para uma participação autônoma dos diversos segmentos, viabilizando neste processo, a homogeneização das forças entre eles. Em outras palavras, para que haja democracia na escola, é necessário que as pessoas se conscientizem de que uma instituição não deve ser um espaço para o exercício de poder, mas sim um lugar onde as pessoas se unem em torno de objetivos comuns.

“A equidade pode definir uma gestão democrática nas instituições de ensino, sendo esta construída no dia a dia.”

Paulo Henrique Silva de Araújo.

Bento Fernandes, 25 de outubro de 2011.



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