sábado, 15 de outubro de 2011

COMO TRABALHAR COM PROJETOS NA SALA DE AULA?

O trabalho com Projetos foi iniciado pelo filósofo – educador norte – americano John Dewey (1859-1952), seu método foi empreendido na escola experimental da Universidade de Chicago. Mas não poderia deixar de mencionar outros pensadores que difundiram e ampliaram esse tema por toda parte do mundo tais como: Ovide Decroly (1871-1932) e Maria Montessori (1870-1952), ambos são alvos frequentemente de estudos inerentes aos centros de interesses e aos materiais montessorianos. Então, os Projetos não é algo “Novo”, vem sendo abordado desde muito tempo no mundo e Brasil.

Primeiro passo, o professor deve está consciente de que em elaborar um projeto, não é fácil, requer empenho e compromisso. Nada de pronto, é algo inacabado, pois surgem a todos instantes novos caminhos a serem seguidos, e o professor deve está ciente desse trabalho. Busque elaborar o estudo mediante as necessidades da turma, e não por temas hierarquizados. Estudar antes sobre o tema é essencial, pois seus alunos são curiosos, e têm cede de conhecimento. Nossos alunos têm um grande potencial, e você pode aproveitar esse elemento para incrementar as aulas. O aluno deve ser alvo de desafios diários no decorrer do projeto. Importante: O Projeto deve ter sequência didática, ou seja, uma continuidade nos temas em discussão.

Não fique por aqui! Busque mais, pois seus alunos crescem com você!

“O que se deve desejar nos educandos é o inteligente desempenho de atividades com intenções definidas ou integradas por propósitos pessoais”
John Dewey, 1950

Nenhum comentário:

Postar um comentário